Melasma
- setembro 29, 2022
- 10:22 pm
Alguma vez você já ouviu falar sobre melasma? Ao contrário da maioria das doenças de pele que afetam ambos os sexos, o melasma é mais comum em mulheres do que em homens.
A seguir, cobrimos todas as informações que você precisa saber sobre essa condição de pele comum, desde as causas e sintomas até as opções de tratamento. Com a finalidade de tratar o melasma, temos uma variedade de tratamentos que geralmente podem controlar e manter a pele do rosto limpa e não pigmentada.
O que é melasma?
Melasma é uma doença pigmentar que pode causar manchas e escurecimento da pele em certas áreas e por mais que ela possa afetar outras partes do corpo como colo e braços, geralmente afeta o rosto. Os sintomas mais comuns são escurecimento e manchas na testa, bochechas, nariz e lábios.
Quando começa a afetar sua pele, normalmente a pele escura e pigmentada se desenvolve lentamente ao longo de algumas semanas ou meses, fazendo com que sua pele escureça, o que não é perceptível no início, mas se torna mais visível com o tempo.
A descoloração da pele causada pelo melasma é inofensiva, o que significa que não há necessidade de se preocupar em afetar sua saúde geral. No entanto, pode fazer com que você perca a confiança na sua aparência geral, especialmente quando aparece nas áreas óbvias e mais visíveis do rosto.
Quais são as causas?
A causa do melasma não é clara. Pode ocorrer quando as células produtoras de melanina (melanócitos) produzem muita cor, sendo assim as pessoas de fototipos mais altos são mais propensas a desenvolver cloasma do que pessoas com pele clara por causa de sua maior atividade melanocítica.
As causas do melasma incluem:
• Exposição ao sol: Os raios ultravioletas (UV) do sol estimulam os melanócitos. Na verdade, apenas uma pequena quantidade de luz solar pode restaurar a mancha preta depois que ela desaparece. A exposição ao sol é a causa da deterioração do melasma no verão.
• Alterações hormonais: as mulheres grávidas frequentemente sofrem de melasma. Quando ocorre, é chamado de cloasma ou máscara de gravidez, além disso, pílulas anticoncepcionais e medicamentos para reposição hormonal também podem causar melasma.
• Produtos para a pele: Se o produto irritar a pele, o melasma piorará.
Diagnóstico
Os dermatologistas podem diagnosticar observando a pele da maioria dos pacientes. Para ver a profundidade da penetração do cloasma na pele, seu dermatologista pode examinar sua pele com uma luz negra especial, chamada luz de Wood.
Às vezes, o melasma pode se parecer com outras doenças de pele e nesse caso, para descartar outras manchas parecidas , o seu dermatologista poderá fazer a diferenciação somente através de um exame clínico detalhado.
Tratamento
Algumas pessoas sofrem de melasma há vários anos ou mesmo durante toda a vida, ou seja, se o melasma não desaparecer ou a mulher quiser continuar tomando pílulas anticoncepcionais, o melasma pode e deve ser tratado.
Os tratamento podem incluir:
• Medicamentos tópicos (aplicados na pele): Seu dermatologista pode prescrever ácidos e clareadores para ajudar a eliminar o melasma.
• Procedimentos: São diversos e incluem os peelings químicos, tratamento a laser e microagulhamento com Drug delivery (entrega de medicamentos diretamente na pele) dentre outros. Apenas um dermatologista deve realizar esses procedimentos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!