Confira os serviços de
Dermatologia Cirúrgica
Remoção de pequenos sinais
Sinais de pele protuberantes e papulosos ou ainda manchas planas, precisam de uma criteriosa avaliação médica dermatológica afim de determinar se podem ser lesões com tendência à malignidade ou apenas sinais benignos do tipo
“verruguinhas” ou fibromas moles que podem ser retirados através de eletrocirurgia ou cauterização com bisturi elétrico.
É de extrema importância uma consulta anterior à decisão da técnica que será utilizada para remover as lesões de pele.
Algumas delas podem necessitar de exame complementar para maior acurácia diagnóstica, tal como dermatoscopia ou ainda a remoção para biópsia.
Verrugas
Na realidade, o que muitas vezes é denominado verruga na pele pode ser confundido com sinais protuberantes.
As “verdadeiras” verrugas são aquelas lesões elevadas, ásperas e esponjosas que normalmente acometem áreas do corpo principalmente de atrito e contato como mãos, joelhos e cotovelos , mas também atingem a face e outras partes do corpo e são ocasionadas por vírus do tipo HPV.
São contagiosas através do contato tanto no mesmo indivíduo onde vão proliferando em quantidade, quanto de um indivíduo a outro. Dependem de uma imunidade presdisposta a se contagiar e acometem muito as crianças.
Podem ser removidas em consultório.
Biópsia de pele
É um dos principais métodos diagnósticos na dermatologia.
Denomina-se biópsia de pele o exame que consiste na retirada de uma lesão cutânea ou pequena amostra dela, em torno de 3 milímetros e também de sinais de pele, para a realização de exame histopatológico.
Pode ser realizada tanto para lesões suspeitas de malignidade como pintas e sinais, quanto para lesões inflamatórias mais agudas e benignas em que desejamos um diagnóstico diferencial mais acurado entre as afecções cutâneas.
É um procedimento realizado no próprio consultório sob anestesia local e pode precisar de um ou dois pontos.