Cuidados com a pele: como é sua rotina diária?

Dra. Annie Levy Cuidados com a Pele

Os cuidados com a pele devem ser rotina entre todas as pessoas. Afinal, cuidar da pele é cuidar de si mesmo, por isso, resolvemos separar algumas dicas para melhorar o cuidado com a sua pele. 

Porque tomar os cuidados com a pele?  

O hábito de cuidar da pele pode trazer benefícios maiores do que só melhorar a autoestima, além disso, cuidar dela promove melhor bem-estar e também a diminuição de problemas como acne e oleosidade e o envelhecimento precoce. Sendo assim, com maior cuidado que você tiver com sua pele, melhores serão os benefícios. Confira as dicas abaixo. 

 A rotina com a pele deve ser rotineira, seja qual for a sua pele (Mista, Oleosa, Seca ou normal). É normal que comece o quanto antes investir na rotina de cuidados. Contudo, ajuda na reposição de novas células hidratando, umidificando e nutrindo a superfície da camada da pele.  

Descobrindo qual é o seu tipo de pele

Pele Normal: 

Sua característica principal é a apresentação de poros pouco visíveis. Sendo assim, podemos dizer que é um tipo de pele que possui uma hidratação natural equilibrada.

Pele Seca:

É uma pele pouco luminosa. Isso acontece pelo fato de não obter uma produção de oleosidade natural.

Pele Oleosa:

Esse é o tipo mais comum de pele. Suas características são: Poros dilatados, alta produção de sebo, causando assim maior risco de acne. 

Pele Mista:

Essa é a pele que geralmente tem a oleosidade em apenas uma região, conhecida como “Zona T” (testa, nariz e queixo). O restante do rosto é considerado normal.

Veja as dicas da Dra Annie Levy no vídeo

Montando a rotina para a pele

Agora, você já descobriu qual é o tipo da sua pele, já podemos indicar as melhores soluções para a pele! 

Se sua pele for SECA, a ideia principal é você buscar produtos que possam promover a hidratação da mesma, mantendo-a o mais saudável possível. Se for NORMAL, você poderá agir com mais liberdade na escolha dos produtos e então, podendo entender a necessidade da sua pele no momento. Agora, caso sua pele seja OLEOSA/MISTA, o indicado é que seja procurado produtos que possam controlar a produção de sebo e a oleosidade em excesso. 

Separamos então, algumas dicas para que você possa montar a partir de hoje a sua rotina. São elas: 

  • Esfolie a pele
  • Use bons hidratantes
  • Proteja a sua pele
  • Ativos para Renovação celular (estímulo de colágeno)

Esfolie a pele

A ideia da esfoliação é para que seja feito um trabalho numa região que possui muitas células, conhecida como “camada córnea”. Por isso, para que haja a renovação da pele, é importante remover as células mortas. Indicamos que a esfoliação seja feita uma feita 1 vez por semana.

Use bons hidratantes 

Uma outra aposta é o uso diário de hidratantes. Sendo assim, indicamos a utilização de produtos mais leve, como gel, creme ou serum. O uso de vitamina C também é recomendado nestes casos. Além de hidratar, promove o clareamento da pele, enquanto combate o envelhecimento.

Proteja a sua pele

Por mais estranho que seja, mesmo dentro de casa, é muito importante a utilização do protetor solar. Luzes emitidas dos smartphones, computadores e afins podem contribuir fortemente para o envelhecimento mais rápido da pele. Dessa forma, o ideal é que seja aplicado em torno de 3 vezes ao dia. 

Ativos para Renovação celular (Estímulo de Colágeno)

A utilização de ativos para renovação celular, tais como ácidos, vitamina C, dentre outros, ajudam a estimular a produção de colágeno. Com isso, você mantém a saúde da sua pele e previne o envelhecimento

Portanto, concluímos que, a sua pele é muito importante também. Cuidar da pele também é cuidar da sua saúde e você sempre terá os melhores benefícios tendo uma rotina diária nos cuidados. Fique atento e procure um especialista para que possa haver um acompanhamento correto. 

Uma coisa é certa: o cuidado com a saúde da sua pele é tão importante quanto qualquer outro! Então, se esforce para ter um tempo e tratar com carinho cada parte do seu corpo. No entanto, tenha sempre em mente: caso perceba alguma alteração, procure o acompanhamento do dermatologista.

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on telegram
Share on email